Introdução - Educação e internet

terça-feira, 7 de dezembro de 2010
Em termos gerais, o grande objetivo da internet pode ser resumido em um só: trocar. O mundo virtual é um democrático e superdinâmico espaço facilitador de intercâmbios, de expressão das idéias e divulgação de produtos. Na internet, e sobretudo nas redes sociais, tudo é promovido na intenção de alcançar o outro.

O universo da educação é também essencialmente um mundo de trocas. Intercâmbio do conhecimento é o carro-chefe do setor educacional. Mas, na prática, sabe-se o quanto isso não é tão simples. Para repassar conhecimento, o professor precisa relacionar o conteúdo programado com elementos pertencentes ao cotidiano dos estudantes, mostrando para eles a utilidade, a relevância, do tema abordado em sala de aula. No entanto, para alguns professores, inserir-se no cotidiano dos alunos é um verdadeiro desafio, uma batalha.

O que podemos garantir é que uma grande parcela dos jovens universitários tem a internet como um apêndice da própria vida. A ferramenta já se tornou essencial a quase todos os tipos de profissão que exigem diplomas acadêmicos. A própria universidade os insere nesse universo, quando, por exemplo, passa a fazer a maioria das renovações de matrícula, a cada semestre, por meio da internet.

Atualmente, em quase todas as aulas em faculdades, além do auxílio tecnológico disponibilizado pelo Data Show, lá estão os textos extraídos de sites como Cielo ou Google Scholar; os links de referência e os vídeos do youtube que auxiliam a exemplificar.

Diante desse contexto, decidimos disponibilizar pequenos e preciosos conhecimentos de internet para ajudar os professores a se familiarizarem com as maravilhosas ferramentas disponibilizadas pelo universo virtual. Nesse caso, a princípio, nos focamos em disponibilizar tutoriais de registro e de utilização das chamadas "redes sociais", espaços gratuitos de agrupamentos de pessoas, de interação social online. Extremamente presentes no imaginário e na vida dos universitários, as redes podem e devem fazer parte da rotina das salas de aula. Quer saber como? Aguarde os próximos posts.

0 comentários:

Postar um comentário