Criando blogs - Parte I

terça-feira, 7 de dezembro de 2010
A palavra “blog” é a versão encurtada de “weblog” ou “web login” que, por sua vez, abrevia a idéia de registrar-se na internet. Na prática, os blogs inicialmente eram conhecidos como diários virtuais, com conteúdos pessoais e cotidianos, mas hoje funcionam como substitutos acessíveis dos sites, sendo utilizados até por empresas para a construção dos seus endereços virtuais. Os blogs são práticos e eficientes recursos de compartilhamento do conhecimento e de estratégias de marketing pessoal e profissional.

Cria um blog quem quer:

- falar do seu dia-a-dia e divulgar fotos, vídeos e outros conteúdos pessoais;

- soltar o verbo: desabafar, falar de temas complicados de serem explorados em outros setores da sua vida, como trabalho ou família;

- divulgar sua empresa e/ou seus serviços profissionais na internet;

- disponibilizar produções independentes relativas a texto: crônicas, contos, ensaios, etc.

E mais geralmente: partilhar seu conhecimento sobre algum tema específico, seja divulgando uma pesquisa realizada ou um assunto que domine, como gastronomia, comunicação, educação, informática e outros.


Aqui nesse tutorial, vou ensinar desde os passos básicos de como criar um blog até lições um pouco mais complexas, envolvendo códigos HTML, para as pessoas que pretendem se conectar com esse vasto mundo autoral permitido pelos blogs.

Capítulo I – Basicão
Criação do e-mail e do blog
1 - Entre no site do gmail e crie uma conta de email. Como a Google comprou várias empresas de mídias sociais, essa sua conta lhe dará direito ao registro em vários sites, como Orkut, Blogger e Álbuns de fotos na web, através do Picasa. Essas coisas serão mostradas depois.

2 - Coloque seus dados no site do gmail, crie um nome de usuário e uma senha.

3 – Vá ao site: www.blogger.com – o Blogger é responsável pelos blogs com endereço blogspot.com. Existem outros como o Wordpress, mas esse é o mais intuitivo, o mais fácil de criar.

4 – No Blogger, coloque seu usuário e senha criados.

5 – No painel, clique em “Criar um blog”

6 – Na próxima tela, coloque o título do blog (Apresentação do blog, que aparece na tela inicial) e o endereço do blog (url). Atenção para a importância do url. Esse será o endereço que as pessoas vão digitar para acessar seu blog, então cuidado com palavras ou frases muito grandes. Lembre-se que seu público leitor já vai ter que digitar ...blogspot.com, então poupe-o de endereços muito longos.

7 – Seleção de modelo: escolha agora o layout do seu blog, a cara que ele vai ter. Mais tarde, ensinarei a fazer modificações nesse modelo e até a pegar outros modelos mais complexos em sites especializados. Por enquanto, apenas escolha uma das oito opções.

8 – Muito bem! Seu blog está pronto! Bem-vindo!

Para clarear mais as coisas, assista o vídeo abaixo:



0 comentários:

Postar um comentário